Taizé: Francisco enviou mensagem para Encontro

27/12/2013 | Agência Ecclesia

O Papa Francisco enviou uma mensagem à Comunidade Ecuménica de Taizé que vai promover o 36.º encontro europeu, com cerca de 30 mil jovens, a partir deste sábado, 28 de dezembro, e 1 de janeiro, em Estrasburgo, França.

“O Papa conta convosco para que, através da vossa fé e do vosso testemunho, o espírito de paz e de reconciliação do Evangelho irradie entre os vossos contemporâneos”, escreve Francisco.

A mensagem recorda “com alegria” a passagem deste encontro, em finais de 2012, pela Praça São Pedro, com a participação de milhares de jovens e de Bento XVI, “em particular, da bela oração” que os congregou.

Entre os participantes contam-se “mais de 4500 polacos, 2600 ucranianos, 1400 italianos, 1200 croatas, 1000 bielorrussos, 300 portugueses” que “com os da região francesa da Alsácia e os da região alemã do Ortenau” serão ao todo 30 mil, informa um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA pela comunidade ecuménica.

“Por toda a terra os que amam Cristo formam uma grande comunidade de amizade. A isso chama-se comunhão. Têm assim um contributo a dar para curar as feridas da humanidade: sem quererem impor-se, podem contribuir para uma mundialização da solidariedade, que não exclui nenhum povo nem nenhuma pessoa”, interpela o irmão Alois, prior da comunidade, nas “quatro proposições para 2014” que vão ser entregues a todos os participantes.

As “quatro proposições”, destinadas aos jovens e aos responsáveis da pastoral, foram disponibilizadas no site de Taizé, esta quinta-feira.

Para além da mensagem de apoio do Papa, a Comunidade de Taizé tem recebido outras onde se destacam a do secretário-geral da Federação Mundial Luterana, o pastor Martin Junge; de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas ou do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.

Durante as manhãs do encontro os jovens vão reunir-se em “mais de 200 paróquias de acolhimento”, na França e na Alemanha, para momentos de oração e partilha.

Para as tardes de 29 e 30 de dezembro, o programa propõe vinte temas para reflexão como: “Crise, desemprego, precariedade… precisamos de inventar um novo modelo económico?”; “Justiça e Direitos do Homem: reflexões pessoais sobre o desafio de ser cristão”; “O diálogo ecuménico: para coexistirmos tranquilamente ou para nos deixarmos transformar pelo encontro com outros?”; “A Europa, terra de migrações: como podemos viver melhor juntos?”.

As orações comunitárias, à tarde e à noite, ocorrem simultaneamente em três pavilhões do Wacken, o parque de exposições de Estrasburgo, na catedral católica e na igreja protestante de São Paulo.

Os jovens vão ser acolhidos por famílias francesas e alemãs, da Alsácia e do Ortenau, dos dois lados do rio Reno.

Durante o encontro uma página no site da comunidade vai apresentar o dia-a-dia desta reunião, com testemunhos de jovens e fotografias.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s