Homens da Galiléia, por que ficais olhando para o céu?

Estimados Irmãos e Irmãs!

Estamos celebrando a Festa da Ascensão do Senhor. Jesus envia seus
discípulos e a nós: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos…..
estarei convosco até o fim dos tempos!”
Desejo-lhes fecunda missão no anúncio desta Palavra, aprofundada e
partilhada por nossos Irmãos teólogos!
Com estima fraterna,

Ir. Liani csc

LITURGIA – Ascensão do Senhor.
01.06.2014.
“Homens da Galiléia, por que ficais olhando para o céu?”
1.Introdução.
Celebramos a “Festa da Ascensão” – Jesus entra na glória e senta ao lado direito do Pai. Não é festa de despedida; pelo contrário, é o início da missão da Igreja, agora, animada pelo Espírito Santo. Diz Santo Agostinho: “Não abandonou o céu quando de lá desceu até nós e nem se afastou de nós quando, novamente, subiu ao céu!” Apenas reassumiu a glória que teve desde sempre!

2.Palavra de Deus.
At 1,1-11 – Passados 40 dias após Ressrreição, Jesus se despede dos Apóstolos confiando-lhes a missão de evangelizar a todos os povos, até os confins da terra. Agora, é aguardar o Espírito Santo para iniciar a missão!
Ef 1,17-23 – Deus glorificou seu Filho Jesus colocando-o acima de qualquer autoridade ou poder e, ao mesmo tempo, garante que seremos participantes de sua glória.
Mt 28,16-20 – A missão de Jesus limitou-se às ovelhas perdidas de Israel; mas, agora, os Apóstolos devem fazer todos os povos seus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

3.Reflexão.
• Jesus iniciou sua missão na Galiléia e, hoje, é na Galiléia que Ele entra na glória e inaugura o novo jeito de sua presença na Igreja. Jesus não se despede da Igreja! Toma toma acento na glória, à direita de Deus Pai, e anima a Igreja (ainda peregrina na terra) mediante o envio do Espírito Santo: “Sereis batizados com o Espírito dentro de poucos dias!” (At 1,6).
• Hoje, inaugura-se uma nova etapa para a Igreja: Ela prtecisa conquistar o mundo para Jesus Cristo e batizar os convertidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Agora é nossa vez de realizar os milagres de Jesus e de dar testemunho de sua ressurreição e de seu Reino universal. Ele é o Senhor!
• Jesus não se despede da Igreja, mas assume a cadeira à direita do Pai e garante a participação nesta glória a todos os que lhe são fieis e colaboradores: “A gloria de Jesus faz parte da herança destinada a seus discípuilos!” Seremos glorificados com Ele no céu!
• Por isso, não fiquemos olhando para o céu! É necessário arregaçar as mangas, calçar as sandálias, correr o mundo e conquistá-lo para Jesus Cristo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra! Por tanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos…(Mt 28,18-19) .

“Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos!”
Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s