Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, ao Deus que é, que era e que vem!

LITURGIA – Ssma. TRINDADE.

15.06.2014.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

ao Deus que é,que era e que vem!”

1.Acolhida.

   Celebramos a festa de nosso Deus. Ele é único, não há outro;  mas Ele se revela como Pai, como Filho e como Espírito Santo. É um mistério de comunhão divina: Três Pessoas, mas um só e único Deus!

Deus é mistério insondável, bem maior que nossa cabeça! Ele é infinito,desce  do céu e quer morar no coração do homem, criatura a quem ele quer salvar.

O mistério de nosso Deus não é para ser entendido, mas contemplado e acolhido em nosso íntimo. Ele quer fazer sua morada em nosso coração.

2.Palavra de Deus.

   Ex 34,4b-6.8-9 – Deus revela suas qualidades a Moisés, que se prostra com o rosto em terra e suplica-lhe de caminhar com seu povo, embora seja um povo rebelde e de cabeça dura: Deus compassivo, misericordioso, cheio de bondade e de fidelidade.

    2Co 13,11-13 – Filhos de Deus, devemos procurar a perfeição, a concórdia e o amor fraterno manifesto no “beijo santo” e na solidariedade entre os irmãos.

Jo 3,16-18 – Deus é amor e seu amor se revela na decisão de salvar a creatura humana mesmo ao preço do Sangue de seu Filho Jesus. Deus ama de verdade!

3.Reflexão.

  • Nossa Fé num Deus Uno e Trino é manifesta no Batismo  –  “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19)E na promessa de Jesus de constituir morada no coração da creatura humana  – “Viremos a ele e faremos nele a nossa morada!”(Jo 14,23). E, por fim, partiremos deste mundo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Amém.
  • Moisés subiu à montanha para o encontro marcado, mas Deus desceu para conversar com Moisés. Na história de nosso Deus há sempre um duplo movimento: Deus desce até nós, vem ao nosso encontro, e deseja que nós subamos até Ele mediante a observância de seus Mandamentos e de sua Aliança. Ele sempre vem ao encontro da criatura humana para salvá-la, pois é um Deus cheio de misericórdia, de ternura, de bondade e de fidelidade.
  • O universo é obra de suas mãos, sua grandeza é infinita, incompreensível mas deseja estar e caber em nosso coração, embora, pecador, infiel e ingrato. Deus de infinita ternura e compaixão! Uma santa religiosa disse: “Eu encontrei o céu na terra, porque o céu é a Trindade e a Trindade está dentro de mim” (Irmã Elizabel da Trindade).

 

“O Espírito virá a nós e fará sua morada junto a nós!”

 

Frei Carlos Zagonel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s