Morre dom Vital Wilderink, aos 82 anos

Faleceu ontem, 11, o bispo emérito da diocese de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, em um acidente de automóvel.

De acordo com o chanceler do bispado, padre Luiz Antônio, o velório será realizado na catedral São Francisco Xavier, no centro de Itaguaí. A missa solene, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, está marcada para às 17 horas, no mesmo local.

Trajetória

Dom Vital era natural de Deventer, Holanda. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957 em Roma, Itália, e nomeado bispo em 14 de junho de 1978, sendo ordenado em 13 de agosto do mesmo ano, em Volta Redonda (RJ).

Estudou Filosofia em São Paulo e doutorou-se em Teologia, em Roma. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, foi bispo de Iaguaí; de 1978 a 1980, foi  vigário episcopal de Angra dos Reis e de Itaguaí (RJ).

Foi também presidente da Comissão Pastoral da Terra – regional Rio de Janeiro;  membro da Comissão Episcopal de Doutrina; membro da Comissão Episcopal de Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética; membro do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano; delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, em 1997; delegado do Sínodo sobre a Vida. Tinha como lema: “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, ocorrido ontem, 11. O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck, O. Carm., bispo emérito de Itaguaí (RJ), aos 82 anos, ocorrido ontem, 11 de junho.

Natural de Devender – Holanda, dom Vital foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957, e bispo, em 1978. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, bispo de Itaguaí, no mesmo estado.

O seu lema, “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus”, foi vivido intensamente em sua caminhada episcopal, na qual com seu jeito simples e acolhedor, testemunhou o Reino de Deus, no amor.

Louvamos e agradecemos a Deus a vida e o trabalho de dom Vital ao longo de seus 57 anos de ministério ordenado, dos quais 36 como bispo, dedicando-se às atividades da liturgia, catequese, doutrina e fé da CNBB e ao Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

Em comunhão com a Igreja Particular de Itaguaí (RJ), irmãos da Ordem do Carmo, familiares e amigos de Dom Vital, elevamos nossas preces para que lhe seja dada a vida em plenitude, na morada eterna.  “Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s