Faleceu dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba, aos 73 anos

Morreu hoje, 26, vítima de um infarto, o arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), dom Moacyr José Vitti, por volta das 13h40, na Casa Episcopal. Dom Moacyr, que pertencia à Congregação dos Sagrados Estigmas, era arcebispo de Curitiba desde 2004.

Natural de Piracicaba (SP), dom Moacyr nasceu em 30 de novembro de 1940. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Gasper Bentoni, em Campinas (SP). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1967. Era especialista em Catequese e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade São Tomás, em Roma.

Dom Moacyr foi nomeado bispo em novembro de 1987 e recebeu a ordenação episcopal em janeiro de 1988, em Americana (SP). De 1988 a 2002, foi bispo auxiliar de Curitiba (PR), onde tornou-se responsável pelas paróquias da periferia da cidade, pelas pastorais, movimentos, associações, ensino religioso e pela Pastoral Universitária do regional Sul 2 da CNBB. Foi bispo de Piracicaba (SP), de 2002 a 2004, quando foi transferido para Curitiba como arcebispo. Em 2007 foi eleito presidente do regional Sul 2, permanecendo no cargo até 2011.  Tinha como lema episcopal “Um só coração”.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga nota de pesar pelo falecimento do arcebispo de Curitiba (PR), dom Moacyr José Vitti, ocorrido hoje, 26.  A nota, assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recorda a simplicidade de dom Moacyr e o serviço dedicado às Igrejas Particulares de Piracicaba e de Curitiba. Leia, na íntegra, o texto.

Nota de pesar pelo falecimento de dom Moacyr José Vitti

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba (PR), aos 73 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 26 de junho de 2014, na Casa Episcopal da capital paranaense.

Da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, dom Moacyr foi bispo auxiliar de Curitiba, de 1988 a 2002, e de Piracicaba (SP), sua terra natal, de 2002 a 2004. Neste mesmo ano, o papa São João Paulo II o nomeou arcebispo de Curitiba. Dom Moacyr também atuou como presidente do Regional Sul 2 da CNBB, de 2007 a 2011.

Seu lema episcopal, “Um só coração”, sugere a vivência exemplar das primeiras comunidades cristãs, como nos recordam os Atos dos Apóstolos. Expressa igualmente sua simplicidade e seu serviço dedicado às Igrejas Particulares de Piracicaba e de Curitiba.

Manifestamos nossa solidariedade e nossa fé na Ressurreição, unindo-nos fraternalmente aos familiares de dom Moacyr, aos bispos auxiliares de Curitiba, dom Rafael Biernaski e dom José Mário Scalon Angonese, ao arcebispo emérito, dom Pedro Antônio Fedalto, e a todo o povo da arquidiocese de Curitiba, agradecendo a vida deste nosso querido irmão.

“Servo bom e fiel, vem participar da alegria do teu Senhor” (Mt 25, 23).
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s