Dia de São Camilo de Léllis: A espiritualidade dos enfermos

São Mateus, no capítulo 25 do seu Evangelho, coloca na boca de Jesus as seguintes palavras: “Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque estive doente e me visitastes.” Jesus nesse momento está falando sobre como o Filho do Homem, quando voltar em sua Glória, julgará todas as nações da terra. Nessa ocasião, nos concede uma lista de obras de misericórdia queridas por Deus, dentre as quais está a de visitar os doentes.

sao_camilo_lellis

Na história da Igreja, muitos homens inspirados por Deus se dedicaram e continuam se dedicando especialmente ao cuidado dos enfermos. Esse é o caso do Santo que celebramos hoje, São Camilo de Léllis, padroeiro dos hospitais, dos doentes e da Pastoral da Saúde. É um santo Italiano muito inspirador, porque aprendeu a enxergar nos doentes o próprio Cristo e assim se converteu de uma vida que não era vivida de acordo com o Evangelho.

O Papa Francisco, que em várias ocasiões pediu a todos os fiéis que lêssemos o capítulo 25 de São Mateus como um programa de vida, diz que é preciso que toquemos as chagas de Cristo nos pobres, nos doentes, nos mais necessitados. Penso que foi isso que São Camilo fez durante sua vida. Para ele, era tão forte essa presença de Cristo em seus doentes que até chegava a pedir-lhes perdão por seus pecados.

“Em nossas próprias vidas, podemos aproveitar todas as situações dolorosas para crescer no amor a Deus e escutar o que Ele quer de nós”.

São Camilo teve uma úlcera no pé que o acompanhou desde os 17 anos até o dia de sua morte, quando foi milagrosamente curada. Buscando tratar essa ferida, São Camilo se viu obrigado a trabalhar como servente de enfermeiro, começando assim a ter contato com os doentes que seriam mais tarde o centro da sua espiritualidade. É muito importante e bonito ver como Deus realmente tira coisas muito boas de coisas ruins, se cooperamos com Ele nessa tarefa. São Camilo poderia ter se revoltado contra essa ferida que não o permitiu continuar no exército, mas o santo buscou auxílio e nessa busca se encontrou com Deus e com a sua missão de ajudar os doentes.

Isso não é história do passado, Deus continua tocando homens e mulheres, atraindo-os de maneiras inesperadas ao seu serviço. Em nossas próprias vidas, podemos aproveitar todas as situações dolorosas para crescer no amor a Deus e escutar o que Ele quer de nós. O Papa Francisco mandou uma mensagem aos doentes de um hospital Italiano dizendo: “Motivem pela oração o gosto pelas coisas de Deus, sejam testemunhos de que só Deus é nossa força. Os doentes, sofrendo pela fragilidade do corpo, podem dar testemunho de que o bem mais precioso na vida é o Evangelho.”

“Os doentes também têm uma missão na Igreja. A missão de anunciar que o Amor de Deus é mais forte que a morte…”

Os doentes também têm uma missão na Igreja. A missão de anunciar que o Amor de Deus é mais forte que a morte, que eles experimentam de maneira tão viva em sua própria pele. Essa é a caridade dos enfermos.

São Camilo, já doente no seu leito de morte, deu precisamente esse testemunho aos seus irmãos e sacerdotes da congregação que criou. Confiou os seus à misericórdia de Deus, porque sabia que Ele mesmo continuaria a boa obra iniciada. Pediu que fossem fiéis ao carisma de dedicar-se aos doentes e disse que, se lhe fosse concedido entrar no céu, ajudaria muito com a sua intercessão. Tudo isso mostra como o santo possuía esse olhar de eternidade, que já vivia com Deus aqui na terra. Com seu testemunho, São Camilo ajudou a outros que também vivessem dessa maneira.

E vemos como sua entrega realmente deu frutos que vão além da sua congregação. Hoje São Camilo é padroeiro de vários hospitais pelo mundo afora, padroeiro também da pastoral da saúde e de todos os doentes. Tenho certeza de que isso mostra que o santo não só foi recebido de braços abertos no céu com essas palavras do Evangelho de Mateus (“Vinde, bendito de meu Pai, tomai posse do Reino de Deus…”), mas também de que ele vem cumprindo sua promessa de ajudar de lá a todos os que precisam da sua intercessão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s