Feliz a cidade que tem como Padroeiro o Salvador!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Ao celebrar a 362ª Festa do Padroeiro da cidade de Campos: o Santíssimo Salvador, vem a nós sentimentos e moções espirituais de profunda alegria e gratidão. Saber que a alma desta cidade está ancorada em Cristo, que o mistério luminoso da transfiguração a envolve dando-lhe um brilho e um esplendor inapagável.

Alguns não associam o Padroeiro o Santíssimo Salvador a esta festa de vitória para a cultura ocidental, uma vez que foi instituída em 1456, pelo Papa Calixto II, para agradecer a libertação da cidade de Belgrado, que estava prestes a cair e com um efeito dominó, poderia produzir a perda da identidade religiosa de toda a Europa.

Para nós campistas a Transfiguração do Senhor tem outro sentido, nos libertar dos males, sim especialmente da discórdia, injustiça, e da violência, mas também impulsionar um processo de transformação espiritual que vem da Páscoa de Jesus. Campos por desígnio divino tem a Benção constante do Salvador que a fortalece e a eleva a um patamar de prosperidade e de excelência cívica e cristã inigualável.

As festas patronais ao longo da história citadina mostram de fato como ajudaram a solidificar o corpo cívico e comunitário, trazendo unidade, altruísmo, fé, empreendedorismo e voluntariado social em abundância. Ainda o Padroeiro que na transfiguração revela seu poder, sua graça, força e luz aos apóstolos que eram as colunas da Igreja, mostra hoje sua mesma energia e vontade salvadora e libertadora para os filhos desta cidade.

Assim como naquela feita memorável do Tabor recordava aos seus seguidores a missão e a Cruz, também nesta realização da sua solenidade, confere a todos os cristãos a graça para o envio missionário e assim construímos a partir Dele, uma cidade totalmente luminosa, perpassada pela paz, justiça e o amor divinos. Campos será sempre uma cidade formosa e gloriosa pelo Salvador, a Ele toda honra, poder e louvor.

Deus seja louvado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s