Congresso da Pastoral Familiar encerra com mensagem de esperança

O 1º Congresso Latino-Americano da Pastoral Familiar, no Panamá, encerrou no sábado, 9, com mensagem de valorização a missão do matrimônio, da família e da vida. No texto divulgado pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o Congresso foi avaliado positivamente pelos participantes, como sendo uma oportunidade de revisão do caminho pastoral e definição de estratégias para enfrentar os desafios que são apresentados “a realidade das famílias latino-americanas e caribenhas”.

Na mensagem foi lembrada a situação de violência enfrentada pelas famílias no Iraque, no desejo de paz e justiça para o povo daquele país. “Sim, queridas famílias, é possível ser um bem para a humanidade, já que a família é o coração da pessoa humana, o verdadeiro tesouro da humanidade”, expressaram os congressistas que também demonstram comunhão ao papa Francisco.

O evento teve início dia 4 e reuniu mais de 350 participantes para debater o tema “Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária”. Delegados da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil do Brasil, Argentina Colômbia, México, Venezuela, Costa Rica, Honduras e República Dominicana refletiram sobre a missão da família no contexto atual. No Congresso, o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, apresentou o tema “Desafios da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária”.

Confira a íntegra da mensagem:

Mensagem final do I Congresso Latino-americano de agentes de Pastoral Familiar

“Eu e minha família serviremos ao Senhor”

Queridas famílias latino-americanas e caribenhas: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (cf. Js 24, 15).

Convocados pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), reunimo-nos na Arquidiocese da Cidade de Panamá, as delegações das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe com a presença do Pontifício Conselho para a Família (Roma), para vivenciar o I Congresso Latino-americano de Agentes de Pastoral Familiar, de 4 a 9 de agosto de 2014, com o tema “Família e desenvolvimento social para a vida plena e a comunhão missionária”.

Vivemos dias de experiência fraterna, intenso ambiente de trabalho, alegria e profunda reflexão que nos permitiram reavivar em nós a certeza de ser uma única família congregada no amor e na ternura de um mesmo Deus e Pai. Assim, guiados pelo Espírito Santo, revisamos nosso caminhar pastoral e buscamos juntos novos horizontes para enfrentar os desafios que hoje nos apresenta a realidade das famílias latino-americanas e caribenhas.

Estamos muito unidos às famílias católicas e cristãs do Iraque, que sofrem nestes momentos de violência, e rezamos para que a paz e a justiça vençam o ódio e o rancor.

Cremos que estamos dando passos seguros no caminho que o Papa Francisco inaugurou com a convocatória do III Sínodo Extraordinário da Família em outubro próximo. Um ano depois, acontecerá a Assembleia ordinária, que tratará o mesmo tema da família. E, nesse contexto, em setembro de 2015, terá lugar o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia. Percorramos este caminho unidos na oração, a fim de haver bons frutos para a Igreja e para o mundo.

Iluminados pelo Espírito Santo e inspirados nos valores da Sagrada Família de Nazaré, queremos enviar a todas as famílias da América Latina, Caribe e do mundo inteiro esta mensagem de esperança que as anime a formar-se mais, a viver os valores do Evangelho, a ter a certeza de que não estamos sós e que juntos podemos enfrentar as tormentas que ameaçam a identidade e a missão do matrimônio, da família e da vida.

Desde o início deste Congresso contamos com a materna presença de Maria. Em suas diferentes invocações na América Latina e Caribe, ela nos convida a fazer “o que ele nos disser”, com a certeza de que nos acompanha em cada momento. “Sim, queridas famílias, é possível ser um bem para a humanidade, já que a família é o coração da pessoa humana, o verdadeiro tesouro da humanidade. Hoje e sempre “eu e minha família serviremos ao Senhor”!

Departamento de Família, Vida e Juventude do CELAM e os Congressistas.

Com informação do Celam. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s