Diocese Ourinhos completa 16 anos. Louvai o Senhor porque Ele é bom

Dom Salvador Paruzzo – facebook

10593001_339478556214010_2433827879120608824_n download (2)
Assim canta o salmista (Salmo 107), lembrando as maravilhas que Deus realizou em prol do seu povo. Também nós queremos louvar ao Deus de Jesus Cristo por tudo aquilo que ao longo dos 16 anos, desde a criação da nossa Diocese (30 de Dezembro de 1998), realizou entre nós.
Esta região do interior de São Paulo, evangelizada pelos missionários Dominicanos, Josefinos, Teatinos, Xaverianos, Missionários do PIME (Pontifício Instituto Missionário Estrangeiro) que pertencia as dioceses de Botucatu, Assis e Itapeva, se tornou última filha da Arquidiocese de Botucatu, com a nomeação de seu primeiro Bispo.
Ao longo destes anos com a abertura do Seminário Diocesano São José, a ordenação de 07 sacerdotes e a colaboração de várias Congregações foram criadas 10 novas paróquias: em Ourinhos: Aparecida do V.Q., São Joao Batista, São Francisco; N. Sra. do Perpétuo Socorro. Em Santa Cruz do Rio Pardo: Santo Antonio, N. Sra. das Graças. Em Piraju: São Francisco, N. Sra. do Perpetuo Socorro, N. Sra. Aparecida; Em Fartura: N. Sra. de Fátima.
No ano de 2003 foram ordenados os primeiros 10 Diáconos Permanentes enquanto outros 15 candidatos se preparam para esta missão.
A Ordem das Virgens e a Ordem das Viúvas, constitui um grupo numeroso de consagradas a Igreja local, que enriquece com sua vida a nossa diocese.
Ordem Religiosas: Ordem dos Pregadores (Dominicanos), Cônegos Regulares (Teatinos), OAD (Ordem dos Agostinianos Descalços)
Congregações Religiosas Masculinas: Missionários Servos da Palavra, Congregação do SS. Sacramento, Oblatos de São José,
Congregações Religiosas Femininas: Irmãs da Divina Vontade (Fartura), Irmãs do Verbo Incarnado (Piraju), Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria (Bernardino de Campos), Filhas de N. Sra. da Misericórdia (Chavantes), Dominicanas da Beata Imelda (Santa Cruz R. P.), Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados (Ourinhos), Missionárias de Jesus Sacerdote (Ourinhos), Missionarias Servas da Palavra (Chavantes e Santa Cruz R. P.), Filhas do Amor Misericordioso (Ourinhos), Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo (Ourinhos)
Missionários Fidei Donum: Pe. Dislau (Polônia), Pe. James (Índia), Pe. Giovanni Giglio (Itália).
Aos numerosos Catequistas e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, se juntaram, depois das Santas Missões Populares, os 190 Missionários Diocesanos, iniciando um novo ministério.
As nossas paróquias se enriqueceram pela presença numerosa de crianças e adolescentes dos Grupos de Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora, como também da Infância Missionária.
Multiplicam-se os grupos do Terço dos Homens em tantas paróquias e capelas.
O Espírito Santo derramou seus carismas para cuidar das novas pobrezas: Fazenda da Esperança Bom Samaritano, para cuidar da recuperação dos drogados; Comunidade Pietá, para cuidar das pessoas com depressão, Grupo Filhos no céu, para acompanhar as famílias que perderam algum filho.
Continuam muito ativos os vários Movimentos: Cursilhos de Cristandade, Renovação Carismática Católica, TLC (Treinamento de Lideres Cristãos), Movimento de Shoenstatt, Movimento dos Focolares, ECC (Encontro Casais Com Cristo), Movimento Sacerdotal Mariano, Equipes de Nossa Senhora, Movimento Tenda, Movimento Serra.
Novas Comunidades: Resgate (Ibirarema), Mae de Deus (Santa Cruz), CCEV (Casa, Esperança e Vida, Bernardino de Campos e Ourinhos), Pietá (Ourinhos, Santa Cruz, Piraju, Ubirajara), Ruah (Ipaussu), Grupo Arco Iris de Misericórdia (Taguai), Filhos da Misericórdia (Ourinhos).
Associações: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Conferencia de S. Vicente de Paulo, FAMAPA (Família da Madre Paulina), Oficinas de Oração e Vida.
Irmandades: SS. Sacramento, São José, N. Sra. do Carmo, N. Sra. do Rosário.
As Pastorais organizadas m nível Diocesano: Criança, Batismo, Catequese, Setor Juventude, Familiar, Idosos, Vocacional, Sobriedade, Liturgia, Saúde, Carcerária, Educação, Comidi (Conselho Missionário Diocesano).
Queremos pedir a forca do Espírito Santo para que possamos continuar a missão evangelizadora no próximo ano que se apresenta rico de oportunidades:
Ano Novo 2015
Ano da Paz
Ano da Vida Consagrada, abertura diocesana 3 de Fevereiro.
Campanha da Fraternidade: Igreja e Sociedade (Quaresma)
V Visita Pastoral do Bispo a Forania de Ourinhos, preparada em cada paróquia por uma Semana Missionária.
Semanas Eucarísticas, iniciando na Festa de Corpus Christi de 2015 em preparação ao Congresso Eucarístico Nacional de 2016 que se celebrará em Belém (Para).
Peregrinação da imagem de N. Sra. de Fátima (de 15 a 25 de Maio 2015) em preparação ao centenário de Fatima do ano 2017.
Family Fest a ser celebrado no dia 4 de Outubro 2015 no Ano do Sínodo da Família e do Encontro Internacional de Filadélfia EUA.
IV Assembleia Diocesana para o IV Plano de Pastoral á luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Brasil 2015-2019 (19/12/15). Revisão do Diretório Diocesano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s